sexta-feira, junho 05, 2009

Saudosismo ou "João girando na vitrola sem parar..."

Hoje à tarde deparei-me, lendo um texto, com a palavra saudosismo. Tanto a palavra quanto a idéia me estimulam a imaginação. Este blog, em certa medida, tenta dar conta do meu saudosismo, crime do qual sou réu mais do que confesso. Porém, passei o resto do dia imaginando um texto a ser escrito com este título. Fuçando nas minhas coisas e na internet cheguei a uma canção de Caetano Veloso, de 1969, intitulada "Saudosismo". Eu já conhecia a canção há muito tempo, mas havia me esquecido dela. Foi gravada pela Gal Costa, em 1970 (Caetano fez para ela) e só nos anos 80 pelo autor.
"eu, você, nós dois, já temos uma passado meu amor/um violão guardado, aquela dor, e outras mumunhas mais" (mumunha é uma das palavras de que mais gosto). "eu, você, nós dois, quarta-feira de cinzas no país". E por aí vai...

Ouvi a canção durante o resto do dia e desisti de escrever. As palavras (e a música) de Caetano, hoje, valeram o dia e qualquer texto.

Deixo aqui o link uma gravação com o próprio autor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Também fikei pensando' em algo para escrever, mas nao veio nada.
:(
Então vai apenas um Saudoso Oi pra vc.

Anônimo disse...

Sonhos passados também viram realidade. Bjs.

Tati disse...

bonito isso...gostei, deu saudades...

Louise disse...

sou também ré confessa do saudosismo.
gosto tanto dos teus textos, alguns mais, outros menos. sou fã da sua mais ou menos regularidade. dá um pouco de inveja, já que eu não produzo assim.
óóóó tô esperando que vc leia o mei email e pronuncie-se sobre minha tentaiva de ser menos pesada na escrita, tá?! beijo

João Castelo Branco disse...

Esse merece uma figurinha