quinta-feira, junho 08, 2006

Ensaio sobre a Intransigência (com leves toques de arrogância)

– Orlando Silva é “Nervos de Aço”. Beatles é “The End”. Riachão é “Cada macaco no seu galho”. Radiohead é “Subterranean Homesick Alien”. Bob Dylan é “Ballad of a thin man”. Cascatinha e Inhana é “Índia”. Jimi Hendrix é “Message to Love”. Chico é “Xote da Navegação”. Paulinho da Viola é “Roendo as unhas”. Lou Reed é “Sattelite of Love”. Thelonius Monk é “Epistrophy”. Lucho Gatica é “Tu me acostumbraste”. Violeta Parra é “Dos cruces”. Tom Waits é “Temptation”.
– Stones é “Brown Sugar”. Tonico e Tinoco é “Em vez de me agradecer”. Billie Holiday é “Am I blue?”. Arnaldo Antunes é “O seu olhar”. Black Sabbath é volume IV. Miles Davis é “Stella by Starlight”. Carmem Miranda é “O mundo não se acabou”. Inocentes é “Pânico em SP”.
– Gal é “Lágrimas Negras”. Sonic Youth é do caralho. Piazzola é “Zita”. Portishead é “Glory Box”. Pat Metheny é chato. Talking Heads é “Take me to the River”. Cartola é “Preciso me encontrar”. Titãs é “Lugar Nenhum”. Luiz Gonzaga é “Dezessete e Setecentos”. Ella Fiztgerald é “Midnight Sun”. Milton Nascimento é “Cais”.
– Massive Atack é “Polaroid Girl”. Tião Carreiro e Pardinho é “Pagode”. Morphine é viciante. Jorge Ben é “Cinco Minutos”. Lou Reed, de novo!?, é “Perfect Day”. Bezerra da Silva é “Pega ladrão”. Alberta Hunter é “Sweet Georgia Brown”. Clementina é “Olhos de Azeviche”. Dead Kennedys é “California Über Alles”.
– Roberto Carlos é rei e Ornette Coleman é indefinível.
– Francisco Alves e Mário Reis são “Fita Amarela”. Joe Cocker é “Pardon me sir”. Duke Ellington é “Cotton Club”. Madonna é “Holiday”. Banda de Pífaros de Caruaru é “Pipoca Moderna”. Nelson Cavaquinho é “Flor e Espinho”. Dizzie Gilespie é “Manteca”. Odair José é “A Secretária”.
– Ratos de Porão é “Aids, Pop, Repressão”. Bjork é “Bacherollete”, embora seja pálida demais.
– Gardel é “Cuesta Abajo”. Jackson do Pandeiro é “Forró em Caruaru”. Michael Jackson é “Don’t Stop ´Til Get Enough”. Charlie Parker é “Ornitology”. Television é Tom Verlaine que, convenhamos, é o cara. Gil é “Aquele Abraço”. Sidney Magal é “Sandra Rosa Madalena”. Pink Floyd é “Fat Old Sun”. Lou Reed, putz! Ele de novo?! é “Walk on a Wild Side”.
– João Gilberto é.
– Caetano é “Triste Bahia”. Adoniran é “Vide Verso Meu Endereço”. Sarah Vaughan é “Lullaby of Birdland”. Alvarenga e Ranchinho é “Drama de Angélica”. John Coltrane é “My Favorite Things”. Ângela Maria é “Babalú”. Pat Metheny, repito, é chato, e Capiba é “Madeira que Cupim Não Rói”. Stevie Wonder é “Supersticious” e James Brown chega a ser uma ignorância.
– E tenho dito!...
P.S antes que eu me esqueça: Franz Ferdinand é novo demais para entrar nesta conversa, mas Cat Power é “Wild is the Wind”!

10 comentários:

Vekho disse...

hahahahaha. (muitos risos!)
e abaixo ao relativismo!

João Castelo Branco disse...

"Beyond the Missouri Sky" não é chato!

João Castelo Branco disse...

Isso é mais que intransigente, isso é obtuso!

Anônimo disse...

cade o post posterior?
censurado pelo anti-ego do autor?
.
saudades da torta da la boheme

Anônimo disse...

NA verdade, para poder preencher a lacuna que o Franz Ferdinand deixou por ser muito novo, coloca o Gang of Four que é du caraio!
Esses seus escritos são muito bons!

Anônimo disse...

João não é "Ensaio sobre a Intransigência". João ainda não é. João quer muito. Se quisesse menos, seria mais. Se não quisesse, apenas, então seria.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Vou levar um tempo para ouvir todas eestas músicas e entender direito do que você está falando...

Por enquanto discordo de muita coisa, mas tenho que reconhecer que, fora de dúvida, Milton Nascimento é "Cais".

Anônimo disse...

Um lista memoravél!! Doces lembranças ao encontrar tantos juntos!!